Data: 04-04-2012
Criterio:
Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Espécie com larga distribuição na região Sul, com ocorrência em unidade de conservação (SNUC).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Trichocline catharinensis Cabrera;
Família: Asteraceae
Sinônimos:
Ocorre em Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Cabrera; Klein, 1973).
Erva rizomatosa, hemicriptófica/geófita,perene, que forma pequenos agrupamentos bastante densos. Habita campos com solos rochosos ou com solos rasos de rápida drenagem. Fértil durante o ano todo e polinizada por insetos (Cabrera; Klein, 1973).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes
Os Campos de Altitude da Mata Atlântica sofrem com as atividades antrópicas realizadas em seu entorno e interior. A sensibilidade dos solos, rasos, facilita que processos erosivos entrem em curso; a remoção da vegetação tampão no entorno facilita a invasão de espécies exóticas invasoras com alto poder competitivo, que uma vez instaladas, competem diretamente por recursos com a flora nativa; intensos e frequentes incêndios incidem sobre os Campos de Altitude; atividades extrativistas impactam diretamente populações de plantas endêmicas e raras; a mineração de granito-gnaisse e arenito alteram irremediavelmente o substrato; a crescente expansão urbana para áreas de encosta suprime ainda mais esses ambientes e o desenvolvimento de técnicas agrícolas modernas tem permitido o desenvolvimento do que é chamado "agricultura de altitude" (p. ex. o cultivo de café no estado do Espirito Santo, que tem atingido cotas de até 1200 m); instalação de torres de transmissão de energia e telecomunicações, destruindo extensas faixas de áreas montanhosas naturais; e aliada a isso, a flora dessas regiões apresenta uma alta vulnerabilidade às mudanças climáticas em curso (Martinelli, 2007).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes
Atualmente a vegetação predominante em Santa Catarina (Floresta Ombrófila Densa) está descaracterizada e fragmentada, devido principalmente a processos de degradação intensos, sobretudo pelas atividades de agricultura, ocupação desordenada e extração de carvão mineral, reduzindo drasticamente a vegetação original e resultando em formações secundárias em diferentes estágios sucessionais (Citadini-Zanetti et al., 2009).
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Lista Vermelha da flora ameaçada de extinção do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002); e "Rara", segundo a Lista Vermelha da flora ameaçada de extinção do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).
4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no PARNA de São Joaquim, Urubici - SC (CNCFlora, 2011).
- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.
- CITADINI-ZANETTE, V.; DELFINO, R.F.; BRUM- FIGUEIRÓ, A.C.; SANTOS, R.D. Rubiaceae na recuperação ambiental no sul de Santa Catarina. Revista de estudos ambientais, v. 11, n. 1, p. 71-82, 2009.
- CABRERA, A.L.; KLEIN, R.M. Compostas 1. Tribo Mutisieae. In: R. REITZ. Flora Ilustrada Catarinense. 1973.
- MARTINELLI, G. Mountain biodiversity in Brazil. Revista Brasil. Bot., v. 30, n. 4, p. 587-597, 2007.
- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.
- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.
CNCFlora. Trichocline catharinensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trichocline catharinensis
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:45:30